top of page
  • Writer's pictureModernity W God

Fé para Obedecer

Um começo baseado na fé; fé para obedecer ao Senhor. (Gn 12:1)


Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei


O chamado de Abraão foi gradativo, passou por algumas etapas que aperfeiçoaram o seu entendimento de obediência (Hb 6: 15).


Obedecer ao Senhor significou: * Sair de sua terra – não se deixar prender pelas atrações terrenas (materiais), sem vida espiritual.


Abraão teve que deixar Ur para trás, deixar o passado, as coisas passadas.


O nome Ur significa “estabelecimento”; então, Abraão teve que deixar aquilo que estava estabelecido para ele no plano material, aceitando o plano de Deus para sua vida.


Quando somos chamados pelo Senhor, devemos colocar esse chamado em primeiro plano em nossa vida.


* Sair de sua parentela – resistência à influência de conhecidos, de certos parentes e outras pessoas que, muitas vezes, tentam nos tirar do caminho traçado por Deus.


* Sair da casa do pai – deixar de termos como base os bens, heranças de família, as tradições, superstições e costumes que atrapalham o atendimento ao chamado de Deus.


* Sair para “uma terra que eu te mostrarei” – seguir para uma nova terra, uma terra desconhecida, na dependência de Deus, “sem saber aonde ia” (Hb 11:8b)


ATENDER AO CHAMADO = TORNAR-SE PARTICIPANTE DE UMA PROMESSA


No chamado o Senhor faz uma promessa a Abraão: (Gn 12:2-3 )“…de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!; Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.


Sua esposa Sara era estéril, avançada em dias, mas Abraão confiou na promessa de Deus: (Hb 11:11)


“Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”.


Promessa que podemos aplicar em nossa vida:


* “De ti farei uma grande nação” – o atendimento ao chamado por fé gera frutos, fortalecendo a grande nação do Israel espiritual.


* “E te engrandecerei o nome” – nome eterno, o nome do servo escrito no livro da vida.


* “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” – as bênçãos são decorrentes da obediência. O Senhor nos apresenta a benção e a maldição. Temos livre arbítrio: se escolhermos a benção seremos honrados por Ele, abençoados por nossa fidelidade.


* “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”: o testemunho do servo alcançando outras vidas; o Senhor nos capacitando para que outros possam ser agregados a essa nação: (Hb 11.8).


Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Abraão foi o patriarca de uma grande nação; Jesus, da descendência de Abraão, veio para trazer salvação a todas as famílias da terra, judeus e gentios.


CRESCER ESPIRITUALMENTE = RENOVAÇÃO DA PROMESSA: Abraão também foi sendo capacitado por Deus para atender completamente ao chamado, tendo a promessa renovada em sua vida: *(Gn 13: 14-17 )


Deus descortina ainda mais o seu projeto para vida de Abraão. A busca do conhecimento do Senhor deve ser constante, gerando crescimento espiritual.


“Porque eu te darei” – a garantia do Senhor de que, onde passarmos por fé, indo em direção aquilo que Deus tem preparado para nós, teremos a experiência de que muitos serão atingidos e participarão conosco da posse da terra, a Canaã celestial. A Palavra cita Abraão como um dos exemplos de fé: (Hb 11:8-11)


“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”.


A obediência de Abraão ao chamado do Senhor nos mostra o projeto de salvação. (Rm 4:18;23-24)


“Abraão, esperando contra a esperança, creu para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência; …E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor,”


O Senhor Jesus nos chama para termos uma experiência de Fé; para sermos instrumentos em Sua Obra, para herdarmos a promessa. Abraão foi chamado para ir até uma terra que não conhecia enfrentar desafios.


Hoje somos chamados para vivermos coisas novas que ainda não conhecemos. Deus chama a cada jovem de maneiras diferentes; é necessário ter fé para atender esse chamado.


Do mesmo modo como aconteceu com Abraão, desafios irão surgir: ele não sabia para onde estava indo, mas confiou e creu.


O resultado da obediência é a benção.


Abraão não viu o cumprimento total da promessa, mas aquilo que foi prometido por Deus, foi cumprido.


O jovem ao atender ao seu chamado enfrentará também desafios e nem sempre verá o cumprimento imediato da promessa, mas estará confiando que aquilo que for prometido por Deus será cumprido.


Deus abençoe!

3 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page